Não existe nada melhor para refrescar esse calor do que uma boa cerveja gelada. Agora imagine a situação, a carne já está na churrasqueira e a galera chega com as cervejas, porém vergonhosamente quentes. O que fazer então?
Calma, nem tudo está perdido, nós vamos ensinar como gelar rapidamente sua cerveja usando apenas guardanapo eágua.

Como funciona:

1. Pegue uma folha de guardanapo ou papel toalha, enrole a latinha ou a long neck, e depois coloque embaixo da torneira.
2. Deixe o guardanapo absorver bem a água, e em seguida, leve as cervejas para o congelador.
3. Nos testes que foram feitos, foi comprado long necks da Stella Artois (são um pouco menores do que as long necks tradicionais).
4. Deixe as cervejas gelarem da temperatura ambiente até ficarem bem geladas, por aproximadamente de 15 a 20 minutos.
5. Em um dos testes, esqueceram as cervejas no congelador por 30 minutos, e elas congelaram.

Aí vem a pergunta: Mas porque as cervejas gelam mais rápido assim?

Quando colocamos o papel molhado em volta da cerveja e levamos ao congelador, ele por ser muito fino, congela rapidamente e oferece uma ótima superfície de contato com a cerveja.

Ele começa a trocar a sua baixa temperatura, pela temperatura mais alta da cerveja, intensificando o processo, que duraria muito mais se fosse feito com apenas o ar frio da geladeira. O ar troca menos calor com a cerveja do que um corpo sólido, onde as moléculas estão agrupadas de forma muito mais uniformes e próximas.

Dica: tomem cuidado, pois dependendo do freezer a cerveja pode gelar numa rapidez absurda, deixando sua cerveja congelada, o que não é legal.

 

Outra dica:

A forma mais eficiente e barata de gelar cervejas instantaneamente usada nos restaurantes. A fórmula é simples, usa álcool, gelo e sal. Se chama salmoura. Na continuação, os detalhes.

Tudo o que você vai precisar é material simples, comum na casa de 11 entre 12 churrasqueiros/cervejeiros. Que é o seguinte:

  • - Recipiente (balde, bacia ou de preferência uma caixa de isopor)
  • - Um saco de gelo
  • - Álcool líquido
  • - Sal

O procedimento é muito simples:

Passo 1
Coloque a cerveja no recipiente.

Passo 2
Espalhe o gelo em cima (e em baixo) das latinhas. Faz assim: coloca uma camada de gelo, uma da latinha, outra de gelo, outra de latinha. Deixa espaço pro gelo se acumular entre as latas, vai acelerar o processo.

Passo 3
Pegue um pouco de sal (um copinho +-, varia de acordo com o tanto de cerveja) e larga por cima da cerveja.
Certamente existirá um maricas para dizer: ai ficou com gosto de sal na latinha. Eu gosto do salzinho, as vezes normalmente fica perceptível o gosto. Normalmente nem fica gosto de nada. Macho que é macho se importa se a cerveja está ou não bem gelada e não se tem um gostinho de sal.

Passo 4
Pega o álcool e vira por cima de tudo. Um litro, dois, quanto você achar conveniente. Retire os fumantes do local para que a cerveja não corra nenhum tipo de risco.

Passo 5
Misture e aguarde um pouco. Se possível tampe o lugar onde estão as cervejas. Se ele for térmico melhor, claro.

O gelo vai derreter muito mais rápido do que normalmente, mas em questão de alguns minutos a cerveja vai estar muito gelada. Muito gelada no ponto, de se dizer: nossa, essa cerveja está muito gelada.cerveja-hg-20110519

Se você gostou , compartilhe com os amigos:

Veja tambem: