Fomos à fundo na pesquisa para saber o DNA do termo sertanejo universitário e saber qual foi o primeiro artista a consolidar o estilo no Brasil.

Muitas histórias divergem sobre o surgimento do termo sertanejo universitário e qual dupla seria responsável por disseminar o gênero musical em todo o território nacional. Fizemos uma pesquisa séria para ser justo com todos os artistas que conseguiram quebrar alguns obstáculos ainda existentes em muitos veículos de comunicação por puro preconceito de achar que música sertaneja ainda é coisa de caipira.

A MÚSICA SERTANEJA ATUAL

O primeiro passo para a música sertaneja quebrar o bloqueio radiofônico foi dado no final da década de 80 quando a rádio ANTENA 1 de Curitiba passou a tocar apenas música sertaneja, sendo a primeira FM do Brasil e explorar o estilo música. Na época a rádio ocupava a 12º posição da audiência na capital paranaense e em tempo recorde (apenas 3 meses) já estava consolidada na primeira posição de audiência com o dobro de ouvintes da segunda colocacada.

A MÚSICA SERTANEJA NAS UNIVERSIDADES

No final dos anos 90, com a economia estável e uma nova realidade, dezenas de estudantes começaram a sair do interior rumo às principais capitais do Brasil para estudar. Na grande maioria filhos de fazendeiros e agrônomos que traziam a cultura rural para a capital e aos poucos conquistavam sua turma com o gênero sertanejo e começavam a lotar as poucas casas sertanejas disponíveis na época (consideradas como guetos sertanejos)onde atraía a curiosidade do publico que não estava acostumado a ver tanta gente de botas e chapéus na fila de uma balada.

 

SURGIMENTO DAS COMITIVAS

Na mesma época as turmas começavam a se juntar e formar COMITIVAS (bem diferente daquelas que acompanhavam as boiadas), estas tinham o objetivo de sair junto, beber e se divertir ao som dos artistas sertanejos, alguns até amadores arranhando algumas notas no violão. Algumas comitivas se destacavam pelos nomes engraçados como Os Bartira (O que nós ganha Os Bar Tira), The Poker Face (Os Caras de Pau), Os Pangaré, Os Car Boy entre outros.

 

A PRIMEIRA DUPLA DO SERTANEJO UNIVERSITÁRIO.

Em meados  2000, João Bosco começou a cursar Odontologia e Vinícius ingressou na faculdade para fazer Fisioterapia ambos Campo Grande (MS) dá-se o início da dupla João Bosco & Vinícius, o público da dupla passou a ser composto basicamente de universitários, iniciando a renovação do gênero sertanejo no Brasil: o “Sertanejo Universitário”.

A febre e o sucesso da dupla João Bosco & Vinícius logo ultrapassou fronteiras e várias gravações piratas das músicas passavam de mão em mão nas principais baladas sertanejas na época. Comenta-se inclusive que uma vez a dupla indo para uma pescaria surpreendeu-se com o carro tocando a música “Magia e mistério” (o primeiro Hit da dupla) gravado durante uma apresentação em um bar de Campo Grande.

O PRIMEIRO SUCESSO CONSOLIDADO

No rodeio de Barretos de 2005 outra música de uma dupla ainda desconhecida do grande público estourou e virou febre com a música “Leilão” estamos falando dos mineiros César Menotti & Fabiano. A música foi a regravação da banda Calcinha Preta e logo ficou conhecida nacionalmente na versão sertaneja.

As duas duplas sertanejas João Bosco & Vinícius e César Menotti & Fabiano, foram os principais artistas responsáveis pela consolidação do rótulo sertanejo universitário, que já está passando por uma nova fase, como o surgimento de novos nomes e um novo estilo de arranjo.

Fonte: Movimento Sertanejo

Se você gostou , compartilhe com os amigos:

Veja tambem: